quarta-feira, 4 de abril de 2012

Evangelho do Dia 04

04 de abril de 2012

Mateus 26, 14-25
Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes:  "Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei". (...).  Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos.  Durante a ceia, disse:  "Em verdade vos digo: um de vós me há de trair".  Com profunda aflição, cada um começou a perguntar:  "Sou eu, Senhor?".  Respondeu ele: "Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá.  O Filho do Homem vai, como dele está escrito.  Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído!  Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido!".  Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou:  "Mestre, seria eu?".  "Sim" - disse Jesus.

COMENTÁRIO
O Filho do Homem vai morrer:  Seja feita a vossa vontade.
Mateus gosta de realçar, na sua narrativa, que Jesus veio cumprir o plano do Pai.  É Mateus que coloca na boca de Jesus a agonia do horto:  "Seja feita a vossa vontade".
Ao assumir a causa dos pobres, Jesus tem a morte como resultado de sua práxis libertadora.  É o grande momento glorioso da humanidade: uma vida doada pela redenção.
Sabemos que o ponto de partida da pregação apostólica foi a morte e a ressurreição de Jesus.  Era este o elemento central da fé das comunidades primitivas.  Não se limitavam a narrar um fato histórico do passado pelo passado, mas proclamar um Cristo vivo, atuante e presente.
A morte de Jesus só pode ser entendida na correlação da história do seu tempo e do seu povo, é um forte convite para nos engajar em favor daqueles que são oprimidos e explorados e nos mostra que o verdadeiro sentido da história não se restringe apenas a uma libertação individual física, financeira ou política, mas uma realização pessoal e comunitária.

0 comentários:

Postar um comentário