quarta-feira, 9 de maio de 2012

Evangelho do Dia 09

09 de maio de 2012

João 15, 1-8
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e será queimado. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito". (...)

COMENTÁRIO
"Eu sou a videira; vós, os ramos."
Com essa alegoria procura se precisar como deve ser a atitude do autêntico discípulo de Jesus. Um galho separado do tronco não pode viver e por isso não produz fruto. A fecundidade de nossa vida provém do fato de ser Cristo quem nos alimenta, assim como um ramo é sustentado pela seiva de um tronco ao qual está unido. Jesus se apresenta como a videira verdadeira: a que produz frutos de justiça, retidão e amor, que Israel não produziu. A comparação fala de algo dinâmico, de vida, seiva que circula animando todo o ser. Assim Jesus quer que seja a Igreja e cada cristão: vivos, ativos, unidos e alimentados pela graça, ouvintes e servidores da Palavra na prática sacramental. Os ramos da videira são podados de tal modo que possam produzir mais frutos. Do mesmo modo, precisamos morrer para muitas coisas para que a "seiva" de Cristo possa ser a principal corrente de nossa vida.

0 comentários:

Postar um comentário