segunda-feira, 19 de março de 2012

Evangelho do Dia 19

José, esposo de Maria 
19 de março de 2012

Mateus 1,16,18-21.24a ou Lucas 2, 41-51a
Seus pais iam todos os anos a  Jerusalém para a festa da Páscoa.  Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.  Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem (...).  Mas não o encontrando voltaram a a Jerusalém, à procura dele.  Três dias depois o acharam sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.  Todos os que o  ouviam estavam maravilhados da sabedoria de  suas respostas.  Quando eles o viram, ficaram admirados.  E sua mãe disse-lhe:  "Meu filho, que nos fizeste?" Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição".  Respondeu-lhes ele:  "Porque me procuráveis?  Não sabiam que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? (...) E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça., diante de Deus e dos homens.

COMENTÁRIO
"Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa."
Jesus crescia em idade e sabedoria.  Estava com 12 anos.  Ele foi com seus pais à festa da Páscoa, em Jerusalém.  Terminada a festa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais e percebessem.  José e Maria o buscam entre os caminhantes.  Não o encontram.  Voltam, apressados, a Jerusalém e três dias após o encontram no Templo entre os doutores, ouvindo-os e interrogando-os, Maria, sua mãe, disse-lhe: "Eu e seu pai estávamos aflitos procurando-o!"  José é uma das figuras mais silenciosas dos Evangelhos.  Não sabemos nada sobre ele.  Soube ocupar seu lugar.  Muitas pessoas são como São José.  Trabalham em silêncio, fazem o que devem fazer.  E nós?  Será que não queremos ser o centro de tudo?

0 comentários:

Postar um comentário