domingo, 25 de março de 2012

Evangelho do Dia 25

5º Domingo da Quaresma
25 de março de 2012

PRIMEIRA LEITURA
Jeremias 31, 31-34
Dias virão - oráculo do Senhor - em que firmarei nova aliança com as casas de Israel e de Judá.  Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles.  Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel - oráculo do Senhor.  Eu lhe incutirei a minha Lei; eu a gravarei em seu coração.  Serei o seu Deus  e Israel o meu povo. Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo:  "Aprenda a conhecer o Senhor",porque todos me conhecerão, grandes e pequenos - oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.

SEGUNDA LEITURA
Hebreus 5, 7-9
Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade.  Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve  E uma vez chegado ao seu termo , tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

EVANGELHO
João 12, 20-33
Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa.  Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe:  "Senhor, quiséramos ver Jesus".  Filipe foi e falou com André.  Então, André e Filipe o disseram ao Senhor.  Respondeu-lhes Jesus:  "É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.  Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer produz muito fruto.  Quem ama a sua vida, irá perdê-la; mas quem odeia a sua vida neste mundo, irá conservá-la para a vida eterna.  Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo.  Se alguém me serve, meu Pai o honrará.  Agora, a minha alma está perturbada.  Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.  Pai, glorifica o teu nome!".  Nisso veio do céu uma voz:  "Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo".  Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão.  Outros replicavam:  "Um anjo falou-lhe".  Jesus disse:  "Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa.  Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo.  E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim".  Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.

COMENTÁRIO
"...se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto".
Estamos no final da primeira parte do Evangelho de João (Capítulos 1-12).  A hora de Jesus se inicia a partir do próximo capítulo, o Capítulo 13:  "É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.  Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo caído na terra não morrer, fica só, se morrer, produzirá muitos frutos". 
O evangelista usa a imagem da semente para significar o caminho de morte, pelo qual Jesus irá passar.  O Filho do Homem é como o grão de trigo, que é enterrado na terra e morre.  Por causa desse morrer produzirá muitos frutos.
Mas que frutos são esses?  São a glorificação do Filho, o juízo e a reunião de todos os eleitos.  O caminho de Jesus é o do serviço até a entrega total da vida. Quem quiser servi-lo deverá seguir o mesmo caminho.
O compromisso do Mestre com seus discípulos é mais firme do que o do pastor que conduz seu rebanho e é responsável de cada uma das suas ovelhas, para que não se extraviem.

PARA REFLETIR
A exemplo da semente de trigo que, por sua morte na terra, produz frutos, também nós, para ajudar quem precisa temos que morrer para nós mesmos.  Temos essa coragem?

0 comentários:

Postar um comentário