quinta-feira, 22 de março de 2012

Evangelho do Dia 22

22 de março de 2012

João 5,31-47
"Se eu der testemunho de mim mesmo, não é digno de fé o meu testemunho. Há outro que dá testemunho de mim, e sei que é digno de fé o testemunho que dá de mim (...). Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face... e não tendes a sua palavra permanente em vós, pois não credes naquele que ele enviou. Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim (...). Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo... Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus? (...)"

COMENTÁRIO
"Jesus disse: 'Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis'."
O texto do Evangelho de hoje apresenta quem são as testemunhas de Cristo. Diante do decreto da morte de Jesus, pelas autoridades judaicas, aparecem as testemunhas que depõem a favor de Jesus:
a) João Batista (vv. 31-37) - esta é uma das características de João Batista no IV Evangelho: ser testemunha de Jesus
b) O Pai (vv. 37-38) - a prática de Jesus revela quem é Deus e, ao mesmo tempo, quem é Jesus. A sua Palavra não permanece em vós, porque não acreditais naquele que ele enviou.
c) A Escritura (vv. 39-40)
Portanto são três as testemunhas a favor de Jesus recusadas pelas autoridades religiosas, pois elas fazem da religião o substrato para manter seus privilégios. Na base da incredulidade dos judeus estão o egoísmo, a vanglória...

0 comentários:

Postar um comentário