sexta-feira, 23 de março de 2012

Evangelho do Dia 23

23 de março de 2012

João 7, 1-2.10.25-30
Depois disso, Jesus percorria a Galiléia.  Ele não queria deter-se na Judeia, porque os judeus procuravam tirar-lhe a vida.  "Aproximava-se a festa dos judeus chamada dos Tabernáculos (...).  Algumas das pessoas de Jerusalém diziam:  "Não é este aquele a quem procuram tirar a vida?  Todavia, ei-lo que fala em público e não lhe dizem coisa alguma.  Porventura reconheceram de fato as autoridades que ele é o Cristo?  Mas este nós sabemos de onde vem.  Do Cristo, porém, quando vier, ninguém saberá de onde seja".  Enquanto ensinava no templo, Jesus exclamou:  "Ah!  Vós me conheceis e sabeis de onde eu sou!...   Entretanto, não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, e vós não o conheceis.  Eu o conheço, porque venho dele e ele me enviou".  Procuraram prendê-lo, mas ninguém lhe deitou as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora.

COMENTÁRIO
"Eu e meu Pai somos um só."
O contexto dessa controvérsia se dá por ocasião da festa dos tabernáculos.  As contínuas contrariedades de Cristo diante de seus opositores fazem-nos entender que a fidelidade à verdade pode custar a vida.
Os vv. 25-30 relatam a temática da controvérsia sobre a messianidade de Jesus.  A grande interrogação é saber de onde vem Jesus.  Observa-se na narrativa de João que essas controvérsias aparecem diversas vezes no Evangelho, por exemplo: 2,9; 3,8; 4,11; 7,27-28; 8,14; 9,29-30; 19,9.
Segundo a concepção popular, o Messias deveria vir de uma origem misteriosa.  E a resposta de Jesus é: "vim do Pai, que me enviou".
Ele veio de Deus e tem nele a sua verdadeira origem.   Ele vem de Deus e volta para Deus.  Essa afirmação divide os cristãos:  uns se inflamam no ódio a Jesus para eliminá-lo e outros o aceitam.

0 comentários:

Postar um comentário