1° de março de 2012
Mateus 7, 7-12
"Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, se abrirá. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem. Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a Lei e os profetas."
COMENTÁRIO
"Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Bate e vos será aberto."
Estes ensinamentos de Jesus pertencem a uma antiga tradição, que Mateus e Lucas apresentam em contextos diversos. Em Lucas servem para ilustrar como a oração do cristão deve ser perseverante e confiante. Em Mateus,no entanto, pretende apoiar a decisão do discípulo que opta para servir a Deus.
Os três imperativos que iniciam: - Pedi... Buscai... Batei... - tinham um sentido religioso no judaísmo: expressavam a busca em Deus e a confiança em sua providência. Mateus quer infundir esta mesma confiança à sua comunidade, relembrando-a que a oração cristã expressa e torna possível um estilo de vida em absoluta dependência de Deus.
As palavras finais - "Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" - constituem a regra de ouro do comportamento cristão.
A referência aos ensinamentos da Lei e dos profetas estabelece uma clara inclusão com 5,17, fechando desta parte central do sermão, na qual o evangelista ofereceu à sua comunidade os ensinamentos de Jesus que levam à plenitude os ensinamentos contidos no Antigo Testamento.
0 comentários:
Postar um comentário