quinta-feira, 15 de março de 2012

Evangelho do Dia 15

15 de março de 2012

Lucas 11, 14-23
Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada. Mas alguns deles disseram: "Ele expele os dêmonios por Beelzebul, príncipe dos demônios". E, para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu. Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: "Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros (...). Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes! Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus (...). Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.

COMENTÁRIO
"Todo reino dividido contra si mesmo será destruído."
O poder de Jesus sobre os demônios vem de Deus, é o sinal da sua presença, que procura criar novas relações entre os homens, construindo assim uma verdadeira sociedade.
Este relato nos ajuda a entender o mistério da fé. Para aqueles cujos corações estão corrompidos, a expulsão dos demônios é um sinal, um motivo suficiente para reconhecerem a Jesus e o seu futuro Reino.
O "estar com Jesus" ou "contra Jesus" não é assunto para "rotular" alguém como cristão ou não cristão. Estar com Cristo significa render-se ao ideal de justiça, paz e fraternidade. Quem não colabora com essa tarefa coloca obstáculo à missão. Jesus, ao expulsar o demônio, mostra que a libertação do endemoniado é o sinal messiânico por excelência da chegada do Reino de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário