terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 24

24 de janeiro

Marcos 3, 31-35
Chegaram sua mãe e seus irmãos e estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.  Ora a mutidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe:  "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram".  Ele respondeu-lhes:  "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?". E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse:  "Eis aqui minha mãe e meus irmãos.  Aquele que faz a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

COMENTÁRIO
'Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
Os familiares de Jesus já haviam manifestado sobre ele o seu parecer e o seu propósito, mas ainda não haviam recebido de seus lábios nenhuma resposta.
As palavras de Jesus não revelam indiferença de sentimentos ou desprezo dos vínculos familiares, tão estreitos na Palestina.  Revelam melhor as exigências que levam consigo ao chamado divino, pelo qual , se via constituindo a nova e a verdadeira família de Jesus.
Trata-se, portanto, de uma exortação àqueles que estão ali sentados, e por meio deles, à comunidade cristã de todos os tempos.  A escuta atenta de sua palavra e cumprimento da vontade de Deus serão os aspectos que caracterizam sempre o antêntico cristão.
O que nos identifica e nos une é muito mais que o sangue, o parentesco, é a amizade.  Há um outro plano de vida que se estabelece por um aspecto novo:  fazer a vontade de Deus.  Não se faz a vontade de Deus sendo passivos coniventes e conformistas com tudo o que nos cerca.

0 comentários:

Postar um comentário