sábado, 21 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 21

21 de janeiro

Marcos 3, 20-21

Dirigam-se em seguida a uma casa.  Aí afluiu de novo tanta gente, que nem podiam tomar alimento.  Quando os seus o souberam, saíram para o reter; pois diziam:  "Ele está fora de si".

COMENTÁRIO
Os parentes de Jesus diziam que ele estava fora de si.
Jesus encontra-se numa casa, rodeado por um grupo de pessoas que o escutam.  A sua velha "casa" familiar quer prendê-lo e separá-lo da nova companhia.  Jesus declara, solenemente, que a sua casa ou família verdadeira são os que se encontram a seu lado, procurando a vontade de Deus.  O que pensamos a respeito de Deus, da vida, do mundo, das pessoas e de nós mesmos nem sempre corresponde à realidade.  Compreender a si mesmo e aos outros exige de cada um muito mais do que pessoais opiniões.  É preciso assumir as consequências de um conhecimento diferente do que costumamos admitir.
Se analisarmos nossas relações humanas, descobriremos que muitas delas não se realizam porque julgamos conforme o que nos parece, com critérios meramente subjetivos.
Jesus age na casa.  A casa é a estrutura sociológica básica.  Ali se dá a vida cotidiana, aí acontecem os eventos decisivos.  É na casa que se realiza a grande cena do discernimento e da constituição do grupo de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário