sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 20

20 de janeiro

Marcos 3, 13-19

Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis.  E foram a ele.  Designou doze dentre eles para ficar em sua companhia.  Ele os enviaria a pregar, com o poder de expulsar os demônios.  Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão.  Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou.

COMENTÁRIO
Jesus escolheu Doze.  Convoca-os e organiza a nova comunidade.
a) Aos que ele quis, Jesus mostra a soberana e divina vontade, que rompe com o sistema rabínico porque a iniciativa parte de Jesus, que escolhe quem ele quer.
b) Para ficarem em sua companhia, isto é, prepará-los, imbuí-los do seu Espírito.  É a primeira finalidade da escolha.
c) Para enviá-los a pregar é a segunda finalidade da escolha.
d) O nome é a identidade para os judeus, isso quer dizer que a partir deste momento, os doze fazem parte da vida de Jesus.
Escolhendo os Doze, Jesus pretende pregar ao novo povo de Deus, o Israel santo dos últimos tempos.  Observe que as características mencionadas no relato da escolha:  formação e missão, escuta e proclamação e comtemplação e atividade são dimensões que se condicionam reciprocamente.

0 comentários:

Postar um comentário