domingo, 15 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 15

2º Domingo do Tempo Comum 
15 de janeiro


PRIMEIRA LEITURA
1 Samuel 3, 3b-10,19

O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu:  "Eis-me aqui".  Samuel correu para junto de Heli e disse:  "Eis-me aqui: chamaste-me".  "Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te."  Ele foi e deitou-se (...).  Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino. "Vai e torna a deitar-te - disse-lhe ele - e se ouvires que te chamam de novo, responde:  'Falai, Senhor, que vosso servo escuta!'."  Voltou Samuel e deitou-se.  Veio o Senhor, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes:  "Samuel!  Samuel!".  "Falai - respondeu o menino -, que vosso servo escuta!".  Samuel crescia e o Senhor estava com ele. (...)

SEGUNDA LEITURA
1 Coríntios 6, 13c-15a.17-20

O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo: Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.  Não sabeis que vosso corpos são membros de Cristo?  Pelo contrário, quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito.  Fugi da fornicação.  Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.  Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?  Porque fostes comprados por um grande preço.  Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.

EVANGELHO
João 1, 35-42

Estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: "Eis o Cordeiro de Deus". Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: "Que procurais?". Disseram-lhe: "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?". -"Vinde e vede" -respondeu-lhes ele (...). André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: "Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo)". Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: "Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)".

COMENTÁRIO
"Estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus."
Temos uma narrativa da vocação de Pedro e André, Filipe e Natanael: "encontramos o Messias".
João Batista mostra aos seus discípulos Jesus como o "Cordeiro que tira o pecado do mundo". O Batista revela Jesus não como um esplendoroso rei davídico, mas como o Cordeiro de Deus, Filho de Deus, o Salvador do mundo. E aqui está o ponto central da revelação de Deus em Jesus Cristo, de ser o Salvador, como diz o evangelista Lucas: "Hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador que é o Cristo Senhor".
O evangelista João na sua narrativa indica onde está a salvação, de onde ela procede e o que significa. Só Deus salva, pois ele é quem tira o pecado do mundo. Nós participamos desse mistério pela graça do Batismo. A água em que fomos batizados nos encheu do Espírito Santo, dado por Jesus, que o possuía em plenitude.
João Batista encarna o anseio, a aspiração de todo homem: ser o instrumento, o agente consciente da condução dos outros no encontro com Deus.
Outro tema que aparece no texto de hoje é a vocação. A vocação do homem a Deus e a sua santidade. O homem, ao nascer, nasce para o desafio e missão de transformar a própria vida numa plenitude. Essa plenitude chama-se Deus. O caminho para se chegar a ele é Jesus.
Na Sagrada Escritura, a narrativa dos textos vocacionais mostra claramente que é um chamado de Deus e para uma vida de união com ele.

PARA REFLETIR
"Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo". Cada cristão é chamado a ser luz um para o outro. Já pensou em qual a marca de luz você deixará por onde passar?

0 comentários:

Postar um comentário