quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 11

11 de janeiro

Marcos 1, 29-39

'Assim que sairam da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André.  A sogra de Simão estava de cama, com febre (...). Aproximando-se ele, tomou-a pela não e lavantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.  À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio.  Toda a cidade estava reunida diante da porta.  Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios (...).  De manhã , tendo-se levantado muito antes de amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs sem oração.  Simão e seus companheiros saíram a procurá-lo.  Encontraram-no e disseram-lhe: "Todos te procuram".  E ele respondeu-lhes: "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim ". (...)"

COMENTÁRIO
"Vamos a outros lugares..."
Esta narrativa abrange três quadros: nos dois primeiros, Jesus se apresenta como libertador dos males que afligem a humanidade e no terceiro Jesus reza.
O que nos chama a atenção na cura da sogra de Pedro são as duas palavras centrais da narrativa: 'levantou-se e se  pôs a servi-los".  Tudo isso revela que o poder de Jesus ergue o homem, todo homem, de seu estado de prostação para encaminhá-lo sobre a senda do serviço.
As demais curas convidam a ver em Jesus aquele que tem poder para salvar o homem de suas misérias mais profundas, carregando todas as nossas enfermidades.
Solidariedade e oração formam parte também do ministério de Jesus.  A oração está na agenda de sua atividade e de seus compromissos.  E ainda mais,  aqui é onde culmina a sua atividade em favor da multidão e daqui arrancará novamente uma atividade similar.




0 comentários:

Postar um comentário