domingo, 29 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 29

4º Domingo do Tempo Comum
29 de janeiro

PRIMEIRA LEITURA
Deuteronômio 18, 15-20

O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir. Foi o que tu mesmo pediste ao Senhor, teu Deus, em Horeb, quando lhe disseste no dia da assembléia: Oh! Não ouça eu mais a voz do Senhor, meu Deus, nem torne a ver mais esse fogo ardente, para que eu não morra! E o Senhor disse-me: "Está muito bem o que disseram; eu lhes suscitarei um profeta como tu dentre seus irmãos: minhas palavras porei em sua boca e ele lhes fará conhecer as minhas ordens. Mas ao que recusar ouvir o que ele disser de minha parte, pedirei contas disso. O profeta que tiver a audácia de proferir em meu nome uma palavra que eu não lhe mandei dizer, ou que se atrever a falar em nome de outros deuses, será morto.

SEGUNDA LEITURA
1Coríntios 7,32-35

Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem . Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha.

EVANGELHO
Marcos 1, 21-28

Dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou: "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!". Mas Jesus intimou-o, dizendo : "Cala-te, sai deste homem!". O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: "Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!". A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia.

COMENTÁRIO
Todos se maravilhavam de sua doutrina e ensinava como quem tem autoridade.
Iniciamos no Evangelho de Marcos um bloco literário chamado de uma longa atividade de Jesus em Cafarnaum (1,21-45). Rodeado por alguns discípulos, Jesus inicia uma intensa atividade, entrando em relação com a multidão e com os chefes religiosos. A relação de Jesus com a multidão é apresentada por meio de alguns sucessos - ensinamentos e curas - que dão razão de sua popularidade (v.28).
Claro qua a autoridade mostrada por Jesus em seu ensinamento é prova de sua autoconsciência de ser Filho de Deus.
O ensinamento de Jesus é articulado pela sua ação. Os aspectos de seu ministério levam uma marca inconfundível: autoridade. Jesus possui autoridade e o poder de quem, anunciando a chegada do Reino de Deus, se torna realidade.
Nada melhor do que a cura de um homem possuído de um espírito imundo para confirmá-lo. Por detrás dos espíritos imundos se esconde, para o evangelista, o poder alienante e opressor do maligno que, diante da presença de Jesus, "o santo de Deus", não pode fazer outra coisa senão retroceder e fugir. Trabalhando desta forma, Jesus se converte obrigatoriamente num interrogante para os homens. A expulsão do demônio mostra que as palavras de Jesus não são um puro discurso, como o dos escribas, mas a realização do desígnio de Deus.

PARA REFLETIR
Eis um ensinamento novo. Vivendo o Evangelho temos uma vida nova. Como você coloca em prática a Palavra de Deus?

0 comentários:

Postar um comentário