quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 26

26 de janeiro

Marcos 4, 21-25 ou Lucas 10, 1-9

Dizia-lhes ainda:  "Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama?  Não é para ser posta no candeeiro?  Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.  Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça".  Ele prosseguiu:  "Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.  Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem".

COMENTÁRIO
"Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado."
Temos duas séries de sentenças sapienciais, formuladas sob um idêntico modelo: uma imagem (lâmpada - medida) é explicada e justificada com uma máxima de caráter geral..  As duas chamadas de atenção que separam as duas unidades sublinham a importância do dito e estimulam a sua compreensão.
As sentenças em torno da lâmpada são ao mesmo tempo uma promessa e uma exigência.  O que, todavia, permanece oculto é o mistério do Reino de Deus; ele chegará com toda a certeza para manifestar-se.
Não podem, portanto, fechar-se num gueto nem transformar-se numa seita clandestina.  A sua fé possui um dinamismo missionário e deve impulsioná-los a pregar a todo o mundo o Evangelho.
Do relato do Evangelho de hoje podemos aprender o seguinte: a perseguição e a incompreensão podem nos dar a sensação de que tudo está errado e de que nada dará certo, mas é justamente nesses momentos que se faz necessário a atitude perseverante e não fugir do compromissso com a prática de Jesus que traz vida e liberdade.  É acreditar em uma força maior que age no interior de cada um de nós.

0 comentários:

Postar um comentário