quinta-feira, 5 de abril de 2012

Evangelho do Dia 05

SEMANA SANTA
Ceia do Senhor
05 de abril de 2012

João 13,1-15
Durante a ceia, (...) sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: "Senhor, queres lavar-me os pés!...". Respondeu-lhe Jesus: "O que faço não compreendes agora, mas irás compreendê-lo em breve" (...). "Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. (...)

COMENTÁRIO
"Se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros."
O lava-pés é um sinal que aponta para uma realidade que se encontra além do fato visível (Pedro não entende e nem pode entender e somente entenderá a partir da Páscoa). O lava-pés é na mente de Pedro como uma mera "purificação".
O lava-pés simboliza toda a missão de Jesus: a entrega de sua vida; não somente um serviço prestado aos demais, mas o serviço supremo de Deus por excelência prestado aos homens. Se Jesus não tivesse feito assim, os homens não teriam parte com ele em sua própria filiação nem na herança prometida.
O lava-pés é um exemplo (todos entendem desde o início o seu significado). O Mestre explica a sua atuação a partir da intenção de dar um exemplo que os seus devem imitar: alguns devem servir aos outros para imitar o exemplo de Jesus que se tornou servidor de todos.

0 comentários:

Postar um comentário