segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 2

2 de janeiro

João 1, 19-28
Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: "Quem és tu?".  Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: "Eu não sou o Cristo". - "Pois, então, quem és?" - perguntaram-lhe eles.  "És tu Elias?".  Disse ele:  "Não o sou". "És tu o profeta?"  Ele respondeu:  "Não".  Perguntaram-lhe de novo:  "Dize-nos afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram.  Que dizes de ti mesmo?".  Ele respondeu:  "Eu sou a voz que clama no deserto:  Endireitai o caminho o Senhor como o disse o profeta Isaías" (40,3). (...)  Continuaram a pergunatr-lhe;  "Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?".  João respondeu:  "Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.  Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado". (...)

COMENTÁRIO
"Quem és tu?  Eu não sou o Cristo."
Vem de Jerusalém uma comissão investigadora para saber quem é João Batista.  Ele é a testemunha eminente de Jesus. É uma voz que grita no deserto, que nos relembra a caminhada do povo de Deus rumo à liberdade.  Ele mesmo se reconhece como testemunha excepcional ao apresentar-se realizando em sua pessoa a pregação do profeta Isaías: a voz que clama no deserto.
Os três tpitulos: Cristo, Elias e profeta apresentam um significado messiânico.  O primiero, Cristo, não necessita de explicações; ao de Elias deve-se dizer que o judaísmo anterior e posterior ao Novo Testamento o considera uma figura messiânica, como precursor de Deus. E o Messias sacerdotal, ao estilo daquele que era esperado pela comunidade de Qumrã.  Quanto ao de profeta também é messiânico.

0 comentários:

Postar um comentário