segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 9

Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo
9 de janeiro


Marcos 1,6-11

"João andava vestido de pelo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo". Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João, no Jordão. No momento em que Jesus saia da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele. E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."

COMENTÁRIO
"Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus"
Alguns elementos se sobressaem na narrativa do Evangelho de hoje: a água, o Espírito de Deus e a voz que diz filho muito amado.
A voz que desce dos céus proclamando Jesus como filho muito amado, mostra a experiência que Jesus teve ao ser abraçado pelo amor do Pai e, neste abraço, o Pai derrama sobre o filho o seu Espírito, "Espírito de Deus".
A liturgia de hoje deve nos recordar o nosso batismo e o dia em que fomos batizados. E este sacramento nos coloca diante da grandeza de nossa vocação cristã e nos introduz ao mistério da Santíssima Trindade. Por isso é que somos batizados em nome da Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário