21 de janeiro
Marcos 3, 20-21
Dirigam-se em seguida a uma casa. Aí afluiu de novo tanta gente, que nem podiam tomar alimento. Quando os seus o souberam, saíram para o reter; pois diziam: "Ele está fora de si".
COMENTÁRIO
Os parentes de Jesus diziam que ele estava fora de si.
Jesus encontra-se numa casa, rodeado por um grupo de pessoas que o escutam. A sua velha "casa" familiar quer prendê-lo e separá-lo da nova companhia. Jesus declara, solenemente, que a sua casa ou família verdadeira são os que se encontram a seu lado, procurando a vontade de Deus. O que pensamos a respeito de Deus, da vida, do mundo, das pessoas e de nós mesmos nem sempre corresponde à realidade. Compreender a si mesmo e aos outros exige de cada um muito mais do que pessoais opiniões. É preciso assumir as consequências de um conhecimento diferente do que costumamos admitir.
Se analisarmos nossas relações humanas, descobriremos que muitas delas não se realizam porque julgamos conforme o que nos parece, com critérios meramente subjetivos.
Jesus age na casa. A casa é a estrutura sociológica básica. Ali se dá a vida cotidiana, aí acontecem os eventos decisivos. É na casa que se realiza a grande cena do discernimento e da constituição do grupo de Jesus.
0 comentários:
Postar um comentário