quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 12

12 de janeiro

Marcos 1,40-45

"Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me". Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: " Eu quero, sê curado". E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado, Jesus o despediu em seguida, com esta severa admoestação: "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho". Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamnte em uma cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele."

COMENTÁRIO
"Se queres, podes limpar-me."
Movida pela compaixão, Jesus cura o leproso que lhe implora. O gesto do leproso, Suplicando-lhe de joelhos , é inspirado na humildade, suas palavras são ditadas pela simplicidade e por ilimitada confiança de ser curado. O leproso era uma marginalizado. A lepra era a maior muralha social e, ao mesmo tempo, uma enfermidade que somente Deus podia curar.
Diante do pedido humilde do " impuro", Jeus não se preocura em tocar o intocável e, em lugar de ficar contaminado, comunica a sua própria "pureza". O afastado fica reintegrado. Quem estava abocanhado pela morte recupera a vida. É um gesto clamoroso e revelador.
Esta ação de Jesus pretende abolir outra classe de fronteiras: aquela que divide os homens. Está é a idéia que parece mover o evangelista a introduzir aqui o relato da cura de um leproso que, sem nenhuma indicação de lugar e nem de tempo, se transforma no vértice e resumo dos relatos de milagres narrados até este momento em Marcos.

0 comentários:

Postar um comentário