quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 25

Conversão de São Paulo
25 de janeiro

Marcos 16, 15-18
E disse-lhes:  "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.  Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados".

COMENTÁRIO
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura."
Jesus ressuscitado aparece a Paulo a caminho de Damasco.  O encontro com Cristo mudou completamente a vida de Paulo, e também pode mudar a vida de qualquer um de nós.  Paulo, ao converter-se, se transforma em proclamador do Evangelho.
O texto bíblico refere-se à grande missãoe há um esquema bem claro: envio, julgamento e sinais.
O envio é universal (como aparece em Mt 28, 16-20).  Estamos aqui num contexto universal, do tipo cósmico.  Desaparecem os povos enquanto disitntos e surge uma nova humanidade, emerge o cosmos como campo aberto à palavra dos missionários.  
Depois do envio vem o julgamento.   A referência a Jesus (fé) e a identificação eclesial (batismo) são agora meios fundamentais  da salvação.  Opôem-se, assim, dois caminhos que devemos matizar.  A salvação está ligada à fé/batismo; a condenação acontece por falta de fé.
E, por fim, os sinais eclesiais e, de um modo especial, o poder dos missionários.

0 comentários:

Postar um comentário