06 de janeiro
Marcos 1, 6b-11
João pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo". Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João, no Jordão. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito na forma de pomba sobre ele. E ouviu-se dos céus uma vez: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição".
COMENTÁRIO
"Depois de mim vem outro mais poderoso que eu..."
"Depois de mim vem outro mais poderoso que eu..."
Os Evangelhos Sinóticos registram uma forma de batismo realizada por João Batista. Era o cartão de visita de entrada daqueles que quisessem assumir uma vida nova em preparação à chegada do Messias.
Mateus narra que Jesus veio da Galiléia ao Jordão, à procura de João Batista, a fim de ser batizado por ele. E, após o batismo, ao sair da água, os céus se abriram e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba, pousando em Jesus.
Alguns elementos se sobressaem na narrativa: a água, o Espíriro de Deus e a voz que diz Filho muito amado.
A voz, que desce dos céus proclamando Jesus com filho muito amado, mostra a experiência que Jesus teve ao ser abraçado pelo amor do Pai, e neste abraço derrama sobre o filho o seu Espírito, "Espírito de Deus".
O batismo nos mergulha no coração do mundo e nos faz irmãos de cada ser humano, à semelhança de Deus. O Espírito que em nós foi derramado no dia do nosso batismo nos arde e nos aquece, nos torna capazes de assumir todas as esperanças humanas.
0 comentários:
Postar um comentário