Epifania do Senhor
08 de janeiro
PRIMEIRA LEITURA
Isaías 60, 1-6
Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. Essa visão te tornará radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações (...) virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.
SEGUNDA LEITURA
Efésios 3, 2-3a.5-6
Foi por revelação que me foi manifestado, que em outras gerações não foi manifestado aos homens de maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas. A saber: que os gentios são coerdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho.
EVANGELHO
Mateus 2, 1-12
Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: "Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo" (Mq 5,2). Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido E, enviando-os a Belém, disse: "Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo" (...). E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou (...). Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.
COMENTÁRIO
Epifania do Senhor: Deus reúne os homens.
Hoje celebramos a primeira manifestação de Jesus. Ele se manifesta a todos os povos, representados pelos Reis Magos.
O relatao de hoje apresenta, de forma paradigmática, duas atiturdes que, em seguida, são repetidas no transcorrer de todo o Evangelho: Jesus é desprezado pelo seu povo, mas os magos do oriente, guiados por uma estrela, encontram a criança com Maria, prestam-lhe homenagem e presenteiam-na com ouro, incenso e mirra.
São pagãos que os adoram, enquanto Herodes e Jerusalém se turbam diante da notícia do nascimento da criança (Jesus) e planejam a sua morte, enquanto que os pagãos experimentam uma grande alegria e o reconhecem como o rei dos judeus. Neste dia de hoje, devemos render graças a Deus pai pela manifestação de seu Filho Jesus, que trouxe a salvação para todos os povos. O que os magos adoraram lá em Belém não era uma simples manifestação de Deus, como se fosse uma continuação das suas manifestações no Antigo Testamento. Essa manifestação de hoje é o próprio Deus encarnado se mostrando, se revelando. A narrativa nos convida a crer em Jesus e adorá-lo, pois dessa atitude brota o verdadeiro povo de Deus. Na unidade da fé, todos se sentirão filhos de Deus, igualmente redimidos e irmãos. Então, uma multidão de raças, povos e línguas saudará a Deus, o rei de todas as nações.
PARA REFLETIR
Os reis magos tomaram outra direção para preservar Jesus. Quais caminhso eu preciso trilhar para preservar Deus em mim e levá-lo aos outros?
0 comentários:
Postar um comentário