domingo, 1 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 01

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
1º de janeiro

PRIMEIRA LEITURA
Números 6, 22-27
O Senhor disse a Moisés: "Dize a Aarão e seus filhos o seguinte: eis como abençoareis os filhos de Israel:  O Senhor te abençoe e te guarde!  O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!  O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!  E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei".

SEGUNDA LEITURA
Gálatas 4, 4-7
Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma Lei, a fim de reunir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a sua adoção.  A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama:"Aba, Pai!", já não és escravo, mas filho.  E, se és filho, então também herdeiro de Deus.

EVANGELHO
Lucas 2, 16-21
Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.  Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.  Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.  Maria convervava todas essas palavras,  meditando-as no seu coração.  Voltaram os pastores, glorifiacando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estav de acordo com o que lhes fora dito.  Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo antes de ser concebido no seio materno.

COMENTÁRIO
"Vamos a Belém para ver o que o Senhor nos manifestou."
Iniciamos um novo ano civil.  A Igreja celebra hoje a solenidade de Maria, Mãe de Deus, mãe da humanidade.  Dois pensamentos devem estar presentes no transcorrer deste novo ano: a paz (hoje é o Dia Mundial da Paz) e a benção (temática da primeira leitura de hoje).
Um novo ano, novas esperanças carregadas de sonhos.  É um convite a assumirmos a responsabilidade que temos de realizar a vida humana.  Todos nós temos uma parcela, pessoal e social nessa construção de uma humanidade nova, cheia de esperanças e realizações.
Neste primeiro dia do ano, devemos rezar como o salmista rezou: Deus nos dê a sua graça e nos abençoe.  O termo "benção" significa "bem".  O bem que todos almejamos e devemos almejar em todo este ano.  Fomos criados para o bem.  A maior de todas as bençãos nos foi dada por meio do mistério da Encarnação que celebramos de modo especial no dia do Natal e que ainda estamos celebrando neste tempo das festas natalinas.
O Evangelho ressalta a atitude de Maria: conservava todas as palavras, meditando-as no seu coração.
Maria está ajoelhada diante do presépio do Filho de Deus.  Nem tudo ela entende a respeito dos acontecimentos que invadiram a sua vida.  Ao redor do presépio do Menino-Deus estamos também nós, embora incapazes de compreender o mistério da gruta de Belém.
Tenhamos como meta e objetivo que esse novo ano seja um ano em que a paz consiga vencer o ódio e o egoísmo.  Que o amor de Cristo nos sustente no transcorrer deste ano de 2012 e que a proteção da Virgem Maria nos dê segurança em nossa caminhada.

PARA REFLETIR
Você não pode acabar coma guerra, hoje, mas pode construir a paz onde estiver.  Já pensou em um projeto pessoal e cristão para promover a paz neste ano?

0 comentários:

Postar um comentário