sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 06

06 de janeiro

Marcos 1, 6b-11

João pôs-se a proclamar:  "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostar para desatar-lhe a correia do calçado.  Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo".  Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João, no Jordão.  No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito na forma de pomba sobre ele.  E ouviu-se dos céus  uma vez:  "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição".

COMENTÁRIO
"Depois de mim vem outro mais poderoso que eu..."
Os Evangelhos Sinóticos registram uma forma de batismo realizada por João Batista.  Era o cartão de visita de entrada daqueles que quisessem assumir uma vida nova em preparação à chegada do Messias.
Mateus narra que Jesus veio da Galiléia ao Jordão, à procura de João Batista, a fim de ser batizado por ele. E, após o batismo, ao sair da água, os céus se abriram e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba, pousando em Jesus.
Alguns elementos se sobressaem na narrativa: a água, o Espíriro de Deus e a voz que diz Filho muito amado.
A voz, que desce dos céus proclamando Jesus com filho muito amado, mostra a experiência que Jesus teve ao ser abraçado pelo amor do Pai, e neste abraço derrama sobre o filho o seu Espírito, "Espírito de Deus".
O batismo nos mergulha no coração do mundo e nos faz irmãos de cada ser humano, à semelhança de Deus.  O Espírito que em nós foi derramado no dia do nosso batismo nos arde e nos aquece, nos torna capazes de assumir todas as esperanças humanas.

0 comentários:

Postar um comentário