quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Evangelho do Dia 4

4 de janeiro

João 1, 35-42

No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos.  E, avistando Jesus que ia passando, disse:  "Eis o Cordeiro de Deus".  Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes:  "Que procurais?".  Disseram-lhe:  "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?". - "Vinde e vede" - respondeu-lhes ele.  Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia.  Era cerca da hora décima.  André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido.  Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe:  "Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo)".  Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse:  "Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)".

COMENTÁRIO
A vocação do homem é Deus.
Temos uma narrativa da vocação de Pedro e André, Filipe e Natanael, a frase: "Encontramos o Messias".
João Batista mostra aos seus discípulos Jesus como o "Cordeiro que tira o pecado do mundo". O Batista revela Jesus não como um esplendoroso rei davídico, mas como o Cordeiro de Deus, Filho de Deus, o Salvador do mundo. E aqui está o ponto central da revelação de Deus em Jesus Cristo, de ser o Salvador, como diz o evangelista Lucas:  Hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador que é o Cristo Senhor.
O tema central de hoje é a vocação. A vocação do homem a Deus e a sua santidade. O homem, ao nascer, nasce para o desafio e missão de transformar a própria vida numa plenitude. Essa plenitude chama-se Deus. O caminho para se chegar a ele é Jesus.
Na Sagrada Escritura, a narrativa dos textos vocacionais mostra claramente que é um chamado de Deus e para uma vida de união com ele.

0 comentários:

Postar um comentário