segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bispo de Leiria - Fátima aprova a Ladainha dos Beatos Francisco e Jacinta Marto

Hoje,  dia 20 de fevereiro, dia do 92° aniversário da morte da beata Jacinta Marto, a Igreja celebra o dia dos pastorinhos beatos de Fátima,  Francisco e Jacinta Marto.  Este ano, o Santuário de Fátima preparou um programa especialmente direcionado para as crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. Neste dia,  D. Antonio Marto, Bispo de Leiria - Fátima, aprovou a Ladainha oficial dos pastorinhos.  Para a composição da oração  foram utilizados, além de vários textos litúrgicos,  a homilia do Papa João Paulo II na cerimônia de Beatificação dos Veneráveis Francisco e Jacinta em maio de 2000, a Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a Beatificação dos Pastorinhos de Fátima Francisco e Jacinta Marto e as Memórias da Irmã Lúcia.  "Deus de infinita bondade, que amais a inocência e exaltais os humildes, concedei, pela intercessão da Imaculada Mãe de vosso Filho, que, à imitação dos bem-aventurados Francisco e Jacinta, a Vos sirvamos na simplicidade de coração para podermos entrar no reino dos Céus", diz a oração conclusiva, no final da Ladainha.
Numa primeira apresentação pública, a ladainha foi rezada na noite de ontem,  na vigília realizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, momento em que foi distribuída oficialmente. Esta manhã, a celebração da festa litúrgica teve início na Capelinha das Aparições com a recitação do rosário.  Seguiu-se uma procissão até a Igreja da Santíssima Trindade onde se celebrou a eucaristia.  Durante a missa, todas as crianças presentes foram convidadas a subir ao altar onde receberam a bênção de Deus.  A todas, o Reitor do Santuário de Fátima, que presidiu à celebração, relembrou o desafio que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos videntes e, através deles, a todos: “Quereis oferecer-vos a Deus?”. A nossa resposta não custa nada, o que custa é depois que as nossas atitudes, com os nossos pais e na escola, sejam também o “sim” a Deus”, disse o Padre Carlos Cabecinhas.   No momento da homilia o Reitor disse que a santidade é possível a todos. “A santidade não é, de fato, um privilégio reservado a alguns eleitos: todos somos chamados a ser santos”, disse, acrescentando que “se hoje a santidade parece pouco atrativa, é sobretudo porque quando falamos de santos, pensamos em figuras exóticas, em pessoas estranhas e com vidas ainda mais estranhas”.
Antes da eucaristia e à semelhança do que aconteceu pela primeira vez no ano passado, duas telas dos beatos Francisco e Jacinta Marto foram levadas em procissão deste a Capelinha das Aparições, onde foi recitado o Rosário, até à Igreja da Santíssima Trindade.

 

Os dois quadros, datados de Maio de 1999, são da autoria de Marcello Cassinari Vettor. As duas pinturas a óleo e folha de ouro sobre tela foram oferecidos a João Paulo II pela Associação Difendere la vita com Maria, quando da peregrinação deste papa ao Santuário de Fátima, a 13 de Maio de 2000, data da beatificação dos videntes, e foram legados ao Santuário de Fátima pelo mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário