sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 17

17 de fevereiro

Marcos 8, 34-9,1
Em seguida, convocando a multidão juntamento com os seus discípulos, disse-lhes:  "Se alguém quer me seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.  E dizia-lhes:  "Em verdade vos digo: dos que aqui se acham, alguns há que não experimentarão a morte, enquanto não virem chegar o Reino de Deus com poder".

COMENTÁRIO
"Se alguém quer me seguir, renuncie-se a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me".
O caminho doloroso do Messias é tamém o caminho do discípulo e de todo cristão.  Não lhe é permitido inventar outro diferente.  As exigências são três:  o discípulo deve, em primeiro lugar, negar-se a si mesmo, isto é, converter-se pela raiz, renunciando aos seus próprios critérios humanos para seguir os critérios de Deus, e que não concordam com nosso juízo e valores.
Em segundo lugar, deve projetar a sua vida em termos de doação, não de possessão.  Aposta toda a sua existência pelo ter, ficar empobrecido no ser.
Em terceiro lugar, deve testemunhar com valentia a sua fé, inclusive quando isso possa acarretar zombarias, ultrajes e perseguições.
A fé é uma força que deve reger toaa a existência do cristão.  A tudo isso se acrescenta uma referência embrionária à ressurreição, uma promessa consoladora: a de querer aqui e agora o poder e o esplendor do Reino  de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário