terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 7

07 de fevereiro

Marcos 7, 1-13
Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: "Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?". Jesus disse-lhes: "Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (29,13). Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens". E Jesus acrescentou: "Na realidade, invalidais o mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição (...). E fazeis ainda muitas coisas semelhantes".

COMENTÁRIO
Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus por que os seus discípulos não se comportavam segundo a tradição dos antigos.
O povo reúne-se outra vez em torno de Jesus e, com isso, abre-se o segundo ciclo de pães (7, 1-37). Com a chegada dos mestres da Lei e os fariseus, estes trazem, no entanto, o mau cheiro do legalismo mesquinho.
Neste texto, Jesus ensinava um culto em espírito e verdade. Não tolerava um culto hipócrita que encobrisse interesses egoístas e tradições manipuladoras. O verdadeiro culto nasce do interior do coração. Este reconhece as maravilhas que Deus fez aos homens, inquieta-se na procura e na execução da vontade de Deus, sente-se comprometido em compartilhar o amor que recebeu de Deus, sentindo-se invadido pelo mesmo amor de Deus aos homens, principalmente aos mais necessitados e abandonados.
A religião de Jesus estava intimamente unida à ação. Não era um complexo de ritos e fórmulas inventadas por homens; era o cumprimento de sua vontade e a vivência de seu amor.

0 comentários:

Postar um comentário