quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 15

15 de fevereiro

Marcos 8, 22-26
Chegando eles a Betsaida, trouxeram-lhe um cego e suplicaram -lhe que o tocasse.  Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia..  Pôs-lhe saliva nos olhos e, impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe:  "Vês alguma coisa?".  O cego levantou os olhos e respondeu:  "Vejo os homens como árvores que andam".  Em seguida, Jesus lhe impôs as mãos nos olhos e ele começou a ver e ficou curado, de modo que via distintamente de longe.  E mandou-o para casa, dizendo-lhe:  "Não entres nem mesmo na aldeia".

COMENTÁRIO
"Jesus lhe impôs as mãos.  E o cego passou a ver."
Depois de advertir os discípulos da cegueira que os rodeava e ameaçava (Evangelho de ontem), Jesus devolve a vista a um cego.
O contexto e a peculiaridade literária do relato - sem descrição da enfermidade, sem efeito imediato, sem reação da multidão - convidam a pensar que o evangelista pretende impregnar a realidade histórica de um significado simbólico.
Se o proicesso de cura torna-se lento e laborioso é para advetir que também o processo da fé é pausado, gradual e não carece de incertezas e vacilações.
Os milagres de Jesus são sinais de uma cura interior, a verdadeira saúde de que todos precisamos.  Só vivendo o Evangelho é que podemos ser a luz para descobrir oque oa vida tem sentido; e fazer desse sentido o nosso ideal.

0 comentários:

Postar um comentário