segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 20

20 de fevereiro

Marcos 9, 14-29
Todo aquele povo, vendo de surpresa Jesus, acorreu a ele para saudá-lo.  Ele lhes perguntou:  "Que estais discutindo com eles?".  Respondeu um homem dentre a multidão:  "Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo.  Este, onde quer que o apanhe, lança-o por terra e ele espuma, range os dentes e fica endurecido.  Roguei a teus discípulos que o expelissem, mas não o puderam" (...).  Jesus perguntou ao pai:  "Há quanto tempo lhe acontece isso?" "Desde a infância  - respondeu-lhe - (...).  Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós!".  Disse-lhe Jesus:  "Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê".  Imediatamente exclamou o pai do menino:  "Creio!  Vem em socorro à minha falta de fé!".  Vendo Jesus que o povo afluía, intimou o espírito imundo e disse-lhe:  "Espírito mudo e surdo, eu te ordeno:  sai deste menino e não tornes a entrar nele". (...)

COMENTÁRIO
"Tudo é possível ao que crê."
O texto do menino epiléptico revela-nos um Jesus cheio de misericórida e atento às necessidades daqueles que o rodeavam.  Marcos nos apresenta todo o desespero paterno e a importância dos discípulos para resolver o problema.
Observe a ordem forte e segura de Jesus:  "Eu te ordeno", em oposição clara e tímida dos discípulos no início da narrativa.  Mas tal milagre só acontece porque o pai do menino se coloca numa atitude de humildade e aceitação.
Existe uma reação por parte dos discípulos; querem saber por que não conseguiram o mesmo feito de Jesus. 
O verbo "curar" não deve ser entendido somente para patologias, mas também para "doenças" tais como  o ódio, o comodismo , a alienação... O projeto de Deus, ao qual todos somos chamados a participar, não admite fracos mas homens de fé.

0 comentários:

Postar um comentário