domingo, 26 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 26

1° Domingo da Quaresma
26 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA LEITURA
Gênesis 9, 8-15
Disse também Deus a Noé e a seus filhos: "Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade, assim como com todos os seres vivos que estão convosco: as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, desde todos aqueles que saíram da arca até todo animal da terra.  Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvios para devastar a terra".  Deus disse: "Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras.  Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra. (...)".

SEGUNDA LEITURA
1Pedro 3, 18-22
Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus.  Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espirito.  É nesse mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes, quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram por meio da água.  Essa água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa. pela Ressurreição de Jesus Cristo.  Esse Jesus Cristo, tendo subido ao céu, está assentado à direita de Deus, depois de ter recebido a submissão dos anjos, dos principados e das potestades.

EVANGELHO
Marcos 1, 12-15
E logo o Espírito o impeliu para o deserto.  Aí esteve quarenta dias.  Foi tentado pelo demônio e esteve em companhia dos animais selvagens.  E os anjos o serviam.  Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia.  Pregava o Evangelho de Deus e dizia:  "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo;  fazei penitência e crede no Evangelho".

COMENTÁRIO
'Fazei penitência e crede no Evangelho."
Estamos iniciando um novo tempo litúrgico, a Quaresma.  É um tempo privilegiado de quarenta dias de preparação para a maior festa  do cristianismo: a Páscoa.  Há uma série de símbolos próprios na liturgia deste tempo da Quaresma:  a cor roxa dos paramentos; não é rezado o hino de louvor (glória), a temática das leituras, os cantos, etc... O texto de hoje nos apresenta um resumo da pregação inaugural de Jesus.  O lugar geográfico onde Jesus inaugura a sua apresentação é a Galiléia, uma região até então insignificante e sem  relevo.  Aqui se faz ouvir a sua voz, aparecendo não como um profeta a mais, mas como aquele em quem, chegada a plenitude dos tempos, o esperado Reino de Deus passa a ser uma realidade.
A pregação de Jesus não é em torno de sua pessoa, mas é o anúncio da chegada do Reino de Deus.  Diante disso exige conversão: "convertam-se".  Exige uma mudança de vida.  Enfim, Jesus pede que os injustifiçados não se acomodem à ordem existente, mas ingressem na nova dinâmica do Reino.
Essa realidade é oferecimento e o dom de Deus em nada fica excluído.  Se Deus outorga, espera, por sua vez, uma resposta de acolhida por parte do homem.  A resposta exigida é apresentada em duas atitudes concretas: conversão e fé.
A liturgia nos convida ao jejum, não somente para cumprir uma lei, mas é uma forma de nos tornarmos solidários com aquelas pessoas que passam fome, não tem o alimento necessário para o sustento de seu corpo.  É tempo de mortificação, de renúncia, de sacrifício (se bem que esses termos na atualidade são muito poucos usados, para não dizer desconhecidos).  É tempo de conversão, mudança de mentalidade e de coração.

PARA REFLETIR
"Completou-se o tempo..."  Todo ano nos deparamos com este texto.  Levo a sério meus propósitos de conversão ou deixo para outro dia?

0 comentários:

Postar um comentário