domingo, 19 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 19

7° Domingo do Tempo Comum
19 de fevereiro

PRIMEIRA LEITURA
Isaías 43, 18-19.21-22.24b-25
Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas, porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe. O povo, que formei para mim, contará meus feitos. No entanto, não foste tu que me chamaste, Jacó, tu não te fatigaste por mim, Israel. Mas me atormentaste com teus pecados, cansaste-me com tuas iniquidades. Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas, e não mais me lembrar de teus pecados.

SEGUNDA LEITURA
2Coríntios 1, 18-22
Deus é testemunha de que, quando vos dirijo a palavra, não existes um "sim" e depois um "não". O Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós, Silvano, Timóteo e eu, vos temos anunciado, não foi "sim" e depois "não", mas sempre foi "sim". Porque todas as promessas de Deus são "sim" em Jesus. Por isso, é por ele que nós dizemos Amém à glória de Deus. Ora, quem nos confirma a nós e a vós em Cristo, e nos consagrou, é Deus. Ele nos marcou como seu selo e deu aos nossos corações o penhor do Espírito.

EVANGELHO
Marcos 2, 1-12
Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa. Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o o teto pro cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico: "Filho, perdoados te são os pecados". Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros: "Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?". Mas Jesus, penetrando logo com seu espírito nos seus íntimos pensamentos, disse-lhes: "Por que pensais isto nos vossos corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os pecados te são perdoados" ou dizer: "Levanta-te, toma o teu leito e anda?". Ora, para que conheçais o poder concedido ao Filho do Homem sobre a terra (disse ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa". No mesmo instante, ele se levantou e , tomando o leito, foi-se embora à vista de todos. A multidão inteira, encheu-se de profunda admiração e puseram-se a louvar a Deus, dizendo: "Nunca vimos coisa semelhante".

COMENTÁRIO
"Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?"
Quem é este que até perdoa pecados? É claro que isso incomoda e desafia. Afinal perdão e pecado são duas novidade que nem sempre gostamos de admitir.
O enfermo não será liberado de sua enfermidade até que Deus não o tenha perdoado de seus pecados. Esse é um dos textos que refletem a mentalidade judaica da época de Jesus, isto é, o enfermo só será curado quando Deus perdoar os seus pecados.
"Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?". Observe que o raciocínio dos escribas é perfeito segundo o critério da lei judaica, mas a sua conclusão, no entanto, é demasiadamente precipitada.
Por que precipitada? Na pessoa de Jesus, o Filho de Deus encarnado, Deus se manifestou compassivo até para como homem pecador e desvalido e, reconciliando-o consigo, já inaugurou o processo da plena cura para a humanidade inteira.

PARA REFLETIR
"Pelo teto...desceram o leito em que jazia o paralítico." Faço tudo para cumprir meus cumprimentos de cristão? Amo concretamente a Deus amando meus irmãos , naquilo que eles necessitam?

0 comentários:

Postar um comentário