domingo, 12 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 12

6° Domingo do Templo Comum
12 de fevereiro

PRIMEIRA LEITURA
Levítico 13, 1-2, 44-46
O Senhor disse à Moisés e a Aarão: "Quando um homem tiver um tumor, uma inflamação ou uma mancha branca na pele de seu corpo, e esta se tornar em sua pele uma chaga de lepra, ele será levado a Aarão, o sacerdote, ou a um dos seus filhos sacerdotes.  Todo homem atingido pela lepra terá suas vestes rasgadas e a cabeça descoberta.  Cobrirá a barba e clamará: Impuro! Impuro! Enquanto durar o seu mal, ele será impuro.  É impuro; habitará só, e a sua habitação será fora do acampamento".

SEGUNDA LEITURA
1Coríntios 10, 31-11,1
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.  Tornai-vos os meus imitadores, como eu sou de Cristo.

EVANGELHO
Marcos 1, 40-45
Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me".  Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse:  "Eu quero, sê curado".  E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.  Jesus o despediu em seguida, com esta severa admoestação:  "Vê que não o digas a ninguém ; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho".  Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente em uma cidade.  Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.

COMENTÁRIO
Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."
Jesus pretende educar seus discípulos prevenindo-os contra a influência dos fariseus e de Herodes.  Pelo caminhar dos últimos acontecimentos, Jesus quer que eles encontrem a correta atitude cristã. Mas os discípulos só eram capazes de ver aquilo que estava diante de seus olhos e nada do que lhes  parecia estar além do racional.  Eis por que não entendem a mensagem de Jesus.
E uma admoestação que o evangelista prolonga e dirige aos seus leitores cristãos; tampouco estão a salvo de um endurecimento do coração que destruiria a sua fé.  É necessário que reflitam e compreendam os milagres da multiplicação, milagres que para eles continuam realizando-se no banquete eucarístico, unindo-os com o Cristo ressuscitado e exaltado.
Essa cena esboça um bom quadro daquilo que também acontece conosco.  Perdemos o sentido das coisas básicas, o significado cristão, porque estamos absorvidos no aqui e agora das coisas temporais.

PARA REFLETIR
"Se queres, podes limpar-me."  Confiança é um ato de fé.  Diante das dificuldades, como é minha reação?  Lembro de fazer bem o que posso e confiar a Deus o que não posso?

0 comentários:

Postar um comentário