domingo, 5 de fevereiro de 2012

Evangelho do Dia 5

5° Domingo do Tempo Comum
05 de fevereiro

PRIMEIRA LEITURA
Jó 7, 1-4.6-7

Não é, acaso uma luta a vida do homem sobre a terra?  Seus dias não são como os de um mercenário?  Como um escravo que suspira pela sombra, e um assalariado que aguarda o pagamento, assim também tive por sorte meses de sofrimento e noites de dor me couberam por partilha.  Apenas me deito, digo: "Quando chegará o dia?".  Logo que me levanto: "Quando chegará a noite?". E até a noite me farto de angústias.  Meus dias passam mais depressa do que a lançadeira e se desvanecem sem deixar esperança.  Lembra-te de que minha vida nada mais é do que um sopro, de que meus olhos não mais verão a felicidade.

SEGUNDA LEITURA
1Coríntios 9, 16-19.22-23

Anunciar o Evangelho não é a glória para mim; é uma obrigação que se me impõe.  Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!  Se o fizesse de minha iniciativa, mereceria recompensa.  Se o faço independentemente de minha vontade, é uma missão que me foi imposta.  Então, em que consiste a minha recompensa?  Em que, na pregação do Evangelho, o anúncio gratuitamente, sem usar do direito que esta pregação me confere.  Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, em me fiz servo de todos para ganhar o maior número possível.  Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos. E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante.

EVANGELHO 
Marcos 1, 29-39

Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André.  A sogra de Simão estava de cama, com  febre; e, sem tardar, falaram-lhe a respeito dela.  Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.  À tarde, depois do pôr do sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio.  Toda a cidade estava reunida diante da porta.  Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios.  Não lhes permitia falar; porque o conheciam .  De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu, e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.  Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo.  Encontraram-no e disseram-lhe:  "Todos te procuram".  E ele respondeu-lhes :  "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim".  Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios.

COMENTÁRIO
"Vamos a outros lugares..."
Essa narrativa abrange três quadros; nos dois primeiros Jesus se apresenta  como libertador dos males que afligem a humanidade e no terceiro Jesus reza.
O que nos chama a atenção na cura da sogra de Pedro são as duas palavras centrais da narrativa: "levantou-se e se pôs a servi-los".  Tudo isso revela que o poder de Jesus ergue o homem, de seu estado de prostração para encaminhá-lo pela senda do serviço.
As demais curas convidam a ver em Jesus aquele que tem poder para salvar o homem de suas misérias mais profundas, carregando todas as nossas enfermidades.  Solidariedade e oração formam parte também do ministério de Jesus.
Em sua missão seguiu diversos critérios: o da solidariedade, o da oração, o de procurar os desamparados:  "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois para isso é que vim".
Jesus se apresenta como libertador dos males que afligem a humanidade.  A sogra de Pedro, curada de sua enfermidade, respondeu ao gesto de Jesus: "começou a servi-los".
Estender a mão é um gesto que tem inúmeras possibilidades de fazer Jesus atuar na terra seu projeto de amor.

PARA REFLETIR
A febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.  Jesus curou muitos doentes.  Com saúde podemos servir mais a Deus e aos irmãos.  Como você está cuidando de sua saúde?

0 comentários:

Postar um comentário