8 de fevereiro
Sala Paulo VI
A oração de Jesus diante da morte (Mc e Mt)
Queridos irmãos e irmãs
Hoje gostaria de meditar convosco sobre a oração de Jesus na
iminência da morte, detendo-me sobre aquilo que nos referem são Marcos e são
Mateus. Os dois evangelistas mencionam a oração de Jesus moribundo não só na
língua grega, na qual está escrita a sua narração mas, pela importância destas
palavras, também numa mistura de hebraico e aramaico. Deste modo, eles
transmitiram não só o conteúdo, mas até o som que tal oração teve nos lábios de
Jesus: ouvimos realmente as palavras de Jesus como eram. Ao mesmo tempo, eles
descreveram-nos a atitude de quantos estavam presentes na crucifixão, que não
entenderam — ou não queriam entender — esta prece.
Como ouvimos, são Marcos escreve: «Desde a hora sexta até a
hora nona, houve trevas por toda a terra. E à hora nona Jesus bradou em alta
voz: “Elli, Elli, lemá sabactháni?”, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus,
por que me abandonaste?» (15, 33-34). Na estrutura desta narração a prece, o
clamor de Jesus eleva-se no final das três horas de trevas que, do meio-dia às
três horas da tarde, desceram sobre toda a terra. Estas três horas de escuridão
são, por sua vez, a continuação de um precedente espaço de tempo, também de três
horas, começado com a crucifixão de Jesus. Com efeito, o evangelista Marcos
informa-nos que: «Era a hora terceira, quando O crucificaram» (cf. 15, 25). Do
conjunto das indicações horárias da narração, as seis horas de Jesus na cruz são
subdivididas em duas partes cronologicamente equivalentes.
Nas primeiras três horas, das nove horas ao meio-dia,
inserem-se os escárnios de vários grupos de pessoas, que mostram o seu
cepticismo, afirmam que não acreditam. São Marcos escreve: «Quantos passavam
injuriavam-no» (15, 29); «Desta maneira, escarneciam dele também os sumos
sacerdotes e os escribas» (15, 31); «Até aqueles que tinham sido crucificados
com Ele O insultavam» (15, 32). Nas três horas seguintes, do meio-dia «às três
horas da tarde», o evangelista fala somente das trevas que desceram sobre toda a
terra; a escuridão ocupa sozinha toda a cena, sem qualquer referência a
movimentos de personagens ou a palavras. À medida que Jesus se aproxima sempre
mais da morte, há só a escuridão que desce «sobre toda a terra». Até o cosmos
participa neste acontecimento: a escuridão envolve pessoas e coisas, mas
inclusive neste momento de trevas Deus está presente, não abandona. Na tradição
bíblica, a escuridão tem um significado ambivalente: é sinal da presença e da
obra do mal, mas também de uma misteriosa presença e acção de Deus, que é capaz
de vencer todas as trevas. No Livro do Êxodo, por exemplo, lemos: «Então,
o Senhor disse a Moisés: “Eis que me vou aproximar de ti na obscuridade de uma
nuvem”» (19, 9); e ainda: «E o povo conservou-se à distância, enquanto Moisés se
aproximava da nuvem onde se encontrava Deus» (20, 21). E nos discursos do
Deuteronómio, Moisés narra: «E eis que o abrasava [o monte] um fogo que
subia até às alturas do céu, onde havia trevas, nuvens e escuridão» (4, 11);
vós, «depois que ouvistes a voz que saía do meio das trevas, vistes o monte
arder em fogo» (5, 23). Na cena da crucifixão de Jesus, as trevas envolvem a
terra e são trevas de morte em que o Filho de Deus se imerge para trazer a vida,
com o seu gesto de amor.
Voltando à narração de são Marcos, diante dos insultos das
várias categorias de pessoas, perante a escuridão que desce sobre tudo no
momento em que se encontra diante da morte, Jesus com o brado da sua oração
mostra que, juntamente com o peso do sofrimento e da morte em que parece haver
abandono, ausência de Deus, Ele tem a plena certeza da proximidade do Pai, que
aprova este gesto supremo de amor, de dom total de Si, embora não se ouça, como
noutros momentos, a voz do alto. Lendo os Evangelhos, damo-nos conta de que
noutros trechos importantes da sua existência terrena Jesus tinha visto
associar-se aos sinais da presença do Pai e da aprovação ao seu caminho de amor,
também a voz esclarecedora de Deus. Assim, na vicissitude que se segue ao
baptismo no Jordão, ao abrir-se dos céus, ouviu-se a palavra do Pai: «Tu és o
meu Filho muito amado; em ti ponho a minha afeição» (Mc 1, 11). Depois,
na transfiguração, o sinal da nuvem era acompanhado pela expressão: «Este é o
meu Filho muito amado; ouvi-o!» (Mc 9, 7). Contudo, ao aproximar-se a
morte do Crucificado, desce o silêncio, não se ouve voz alguma, mas o olhar de
amor do Pai permanece fixo no dom de amor do Filho.
Mas que significado tem a oração de Jesus, aquele brado que
Ele lança ao Pai: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?», a dúvida da sua
missão, da presença do Pai? Nesta oração não há porventura precisamente a
consciência de ter sido abandonado? As palavras que Jesus dirige ao Pai são o
início do Salmo 22, em que o Salmista manifesta a Deus a tensão entre o
sentir-se abandonado e a consciência certa da presença de Deus no meio do seu
povo. O Salmista reza: «Meu Deus, grito de dia e não me respondes; de noite, e
não há trégua para mim. E no entanto Tu és o Santo, Tu estás sentado no trono
entre os louvores de Israel» (vv. 3-4). O Salmista fala de «grito»
para expressar todo o sofrimento da sua oração diante de Deus, aparentemente
ausente: no momento de angústia, a prece torna-se um grito.
E isto acontece também na nossa relação com o Senhor: perante
as situações mais difíceis e dolorosas, quando parece que Deus não ouve, não
devemos ter medo de confiar a Ele todo o peso que levamos no nosso coração, não
devemos ter medo de gritar a Ele o nosso sofrimento, temos que estar convictos
de que Deus está próximo, embora aparentemente esteja calado.
Repetindo da cruz precisamente as palavras iniciais do Salmo —
«Elli, Elli, lemá sabactháni?» — «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?» (Mt
27, 46), clamando as palavras do Salmo, Jesus reza no momento da última rejeição
dos homens, na hora do abandono; mas reza com o Salmo, na consciência da
presença de Deus Pai também naquela hora em que sente o drama humano da morte.
Mas em nós surge uma pergunta: como é possível que um Deus tão poderoso não
intervenha para subtrair o seu Filho a esta prova terrível? É importante
compreender que a prece de Jesus não é um grito de quem vai ao encontro da morte
com o desespero, e nem sequer de quem sabe que foi abandonado. Nesse momento,
Jesus faz seu todo o Salmo 22, o Salmo do povo de Israel que sofre, e deste modo
assume sobre Si não só o sofrimento do seu povo, mas inclusive o de todos os
homens que padecem pela opressão do mal e, ao mesmo tempo, leva tudo isto ao
Coração do próprio Deus, na certeza de que o seu clamor será atendido na
Ressurreição: «O grito no tormento extremo é ao mesmo tempo certeza da resposta
divina, certeza da salvação — não só para o próprio Jesus, mas para “muitos”» (Jesus
de Nazaré II, 239-240). Nesta oração de Jesus estão encerrados a extrema
confiança e o abandono nas mãos de Deus, mesmo quando parece ausente, mesmo
quando parece permanecer em silêncio, seguindo um desígnio que nos é
incompreensível. No
Catecismo da Igreja Católica lemos assim: «No amor redentor que
constantemente O unia ao Pai, [Jesus] assumiu-nos no afastamento do nosso pecado
em relação a Deus a ponto de, na cruz, poder dizer em nosso nome: “Meu Deus, meu
Deus, por que me abandonaste?”» (n. 603). O seu é um sofrer em comunhão connosco
e por nós, que deriva do amor e já contém em si a redenção, a vitória do amor.
As pessoas presentes ao pé da cruz de Jesus não conseguem
compreender e pensam que o seu grito é uma súplica dirigida a Elias. Numa cena
agitada, elas procuram saciar a sede dele para lhe prolongar a vida e verificar
se verdadeiramente Elias vem em seu socorro, mas um forte brado põe termo à vida
terrena de Jesus e ao desejo delas. No momento extremo, Jesus deixa que o seu
Coração exprima a dor mas, ao mesmo tempo, deixa sobressair o sentido da
presença do Pai e o consenso ao seu desígnio de salvação da humanidade. Também
nós estamos sempre e novamente diante do «hoje» do sofrimento, do silêncio de
Deus — manifestamo-lo tantas vezes na nossa oração — mas encontramo-nos
inclusive perante o «hoje» da Ressurreição, da resposta de Deus que assumiu
sobre Si os nossos sofrimentos, para os carregar juntamente connosco e para nos
incutir a esperança firme de que serão vencidos (cf. Carta enc.
Spe salvi, 35-40).
Caros amigos, na oração levamos a Deus as nossas cruzes
diárias, na certeza de que Ele está presente e nos ouve. O brado de Jesus
recorda-nos que na oração devemos superar as barreiras do nosso «eu» e dos
nossos problemas, e abrir-nos às necessidades e sofrimentos do próximo. A oração
de Jesus moribundo na Cruz ensina-nos a orar com amor pelos numerosos irmãos e
irmãs que sentem o peso da vida quotidiana, que vivem momentos difíceis, que
estão na dor, que não recebem uma palavra de conforto; levemos tudo isto ao
Coração de Deus, para que também eles possam sentir o amor de Deus que nunca nos
abandona. Obrigado!
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