29 de fevereiro
Lucas 11, 29-32
Afluía o povo e ele continuou: "Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas. Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos conflitos da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão. Os ninivitas se levantarão o dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.
COMENTÁRIO
"Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas".
No Evangelho de hoje encontramos Jesus usando ásperas palavras. Ele se dirige ao povo que o ouve como a uma "perversa geração". Mas por que tanta dureza? Porque eles não estão abertos para reconhecer o tempo de sua conversão.
Jesus é o sinal que é, ao mesmo tempo, um apelo à conversão, muito mias urgente do que o apelo que o profeta Jonas dirigiu aos habitantes de Ninive, que eram pagãos.
Para cada um, a conversão tem a sua "hora" certa. É Jesus quem passa em nossas vidas em determinado momento.
As palavras de Jesus assumem um estilo profético e, ao mesmo tempo, um tom de julgamento.
0 comentários:
Postar um comentário