21 de fevereiro
Marcos 9, 30-37
Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse. E ensinava os seus discípulos: "O Filho Do Homem será entregue nas mãos dos homens, eo matarão; e ressuscitará três dias depois da sua morte". Mas não entendiam esss palavras; e tinham medo de lho perguntar. Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: "De que faláveis pelo caminho?". Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior . Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: "Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos". (...)
COMENTÁRIO
"Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos."
Jesus com o grupo de discípulos atravessava a Galiléia. No caminho faz com eles uma verdadeira catequese sobre temáticas importantes na vida de uma comunidade. Anuncia pela segunda vez a sua paixão e morte (a primeira apareceu em 8, 31-33).
A repetição da palavra "morte" sugere que os seus seguidores terão o mesmo destino que ele. A reação dos discípulos é de incompreensaão e medo. Eles se calam porque, à medida que Jesus se dá a conhecer, aparecem as exigências do seu seguimento.
Para os discípulos, conforme o costume da época, era importante determinar o dirigente do grupo, sobretudo por se tratar de algo importante . Jesus percebe, adianta-se e pergunta sobre o motivo da discussão. O silêncio dos discípulos é o reconhecimento do constrangimento por terem sido flagrados numa situação incômoda.
0 comentários:
Postar um comentário