quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Evangelho do dia 2

Apresentação do Senhor
2 de fevereiro

Lucas 2, 22-40
Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor" (Ex 13, 2); e para oferecerem o sacrifício prescrito pela Lei do Senhor; um par ou dois pombinhos (...)". Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: "Eis que este menino está destinado a ser uma causa da queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma" (...). Após terem observado tudo segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré. O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.

COMENTÁRIO
"O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele."
O dia de hoje nos lembra verdades fundamentais para a fé cristã. Todo primogênito era consagrado ao Senhor. Um rito pelo que se reconhecia que Deus é o autor e Senhor da vida. Ao ser apresentado no templo, onde Simeão diz que ele (Jesus) é sinal de contradição.
É o momento de alegria porque ele confirma que Jesus é o Filho de Deus, mas é também um momento de dor.  Foi um anúncio de dor para Maria: "Uma espada transpassará a tua alma".
Simeão e Ana mostram que Jesus pertence totalmente a Deus. Ele virá para salvar os homens, será pedra de tropeço para uns e degrau para outros.
E termina o relato com a frase de que ele cresce e se desenvolve. Isto mostra que, como Jesus , precisamos crescer em todas as dimensões biológica, psicológica e espiritualmente.

0 comentários:

Postar um comentário